terça-feira, 4 de novembro de 2014

René Des Cartes - Momento 0




O meu blogue vai expressando aquilo a que me dedico com prazer redobrado. Foi sempre minha intenção que ele se parecesse com o processo de construção de uma casa.

Quero falar sobre RD, de acordo com as minhas possibilidades e potencialidades, dentro de um grande domínio que tem muita influência na nossa vida. Haverá quem não o defenda!
Felizmente, não posso descurar alguns aspectos importantes:
Dentro desse grande domínio destaco, lato senso, a doutrina do conhecimento. Recaindo na restrição, destaco o subdomínio do estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das diversas ciências, com o objectivo de lhes determinar a origem lógica, o valor e o objectivo.
Já não estamos no tempo de RD, as ciências especializaram-se, a quantidade de informação é imensa, arrancar o sumo e ficar com o essencial é deveras trabalhoso.   
Ora, neste presente andar tenho em vista um outro subdomínio, aquele que se dedica ao ser enquanto ser, aos princípios essenciais do ser e do conhecer. Recai, ainda, sobre a parte desse subdomínio que se debruça sobre o ser em si, suas propriedades e modos porque se manifesta.
Digamos que, aquilo que me atrai sobre maneira é a metafísica.
Pela mesma ordem de razões já apontadas, pensar em metafísica nos tempos de hoje é complicado. No entanto, anda por aqui uma pontinha que não se apaga.
Aqui e ali ouve-se que este ramo tem por objectivo o Conceito de Deus; eu, naife, melhor dizendo carola, destas coisas digo: Olhem que não, olhem que não. E, por não se dedicar somente a esse conceito, mas a muitos outros, é que a física e a matemática muito agradecem aos grandes meta físicos clássicos, que muitos deixaram de seguir.   
Indo ao que interessa, nestes momentos é   


A Metafísica de René Des Cartes (RD)

Sem comentários:

Enviar um comentário