quinta-feira, 8 de março de 2012

Os passos de Leibniz (III)

...
Disputatio Inauguralis de Casibus Perplexis in Jure”, escrita em 1666.
Tem a oportunidade de assumir uma cátedra nesta universidade, mas Leibniz é um homem que sabe o que vale e o que quer, rejeita o lugar, pensa noutra direcção, tem outras aspirações.
Decide estudar alquimia e entra para a sociedade “Rosa Cruz”, sociedade alquímica em Nuremberga, onde vem a ser seu secretário. Participação que lhe abre as portas da política.
E surge a oportunidade, a continuação de uma vida fulgurante que termina na solidão e na tristeza pelo desprezo pela sua pessoa. Nesta cidade trava conhecimento com o barão Johann Christian Von Boyneburg, ministro do eleitor de Mainz-Frankfurt, O bispo Philipp Von SchOnborn.

Abaixo destaco Leibniz como um dos reis da metafísica, o que denota ingratidão e injustiça porque também estamos perante um grande matemático, físico, jurisconsulto, diplomata, bibliotecário, correspondente, e na filosofia abarca várias áreas, não só a metafísica, como ainda a filosofia da religião e a lógica. Colocá-lo como um dos reis da metafísica tem o seu sentido.
No espaço bidimensional dá-se uma variação. Aos elementos de uma dimensão x correspondem os elementos de outra dimensão y, isto é, os “x” aplicam-se nos “y”, os elementos de x são função de y. Leibniz nota y = f (x). Pensa mais, se os valores atribuídos a x vierem do infinito, por um sentido ou por outro, para um valor concreto x´, a função é tal que para esse x`existe na outra dimensão um valor específico lim f(x`). Olhando para as atribuições a x elas são cada vez mais infinitésimos, conduzem-nos a uma realidade através de um ponto, é como se fossemos muitíssimo pequenos para passarmos através de um ponto da variação, mas não o conseguimos, há um limite. Pensa ainda mais, segundo as conjugações das taxas de variação de x e de y…
Fim

Quanto a fontes, são várias, obtidas através do motor de busca Google, após a inserção da senha “Leibniz”, às quais apresento os meus agradecimentos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário