segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pequena História da Vida de Aristóteles (1)

1.Publicada no meu blogue Intuição (encerrado)


Enquadramento histórico, segundo o meu pensamento, centrando-me sobre O Estagirita:

Não é minha intenção escrever um artigo de cariz científico, nem estou certificado para tal, mas antes de tudo, tirar uma fotografia resumo, alicerçado em leituras feitas na net, para além de muitas outras que não faço menção. Não esqueço e respeito tantos homens e mulheres que se dedicam com afinco a estas matérias, dentro delas muitos Brasileiros e Portugueses. Faço-o levado por uma ideia: faltava qualquer coisa nesta multiplicidade de sítios. Será fraco por ventura, mas deu prazer e trabalho. Procurarei ser o mais correcto possível.
No caminho li umas palavras do Sr. Professor Franklin Leopoldo e Silva (USP), que passo a citar:
"… A ignorância filosófica é, portanto, o fundamento da liberdade de saber; pois se trata de um conhecimento que procuramos movidos pela admiração, que é algo como uma espontaneidade gratuita quando comparado à necessidade, à urgência de saber aquilo de que precisamos para viver. Quando submetidos à necessidade, somos menos do que homens, somos escravos; quando movidos pela admiração, quase superamos a condição humana, pois nos colocamos na via de um saber divino: mesmo que não o alcancemos, diz Aristóteles, nossa dignidade está em buscá-lo".
É!!!
...
Portanto, este trabalho será um princípio que aos poucos será reformulado, de modo a estar mais condizente com a verdade. Sempre que novas informações surgirem serão vertidas para o conteúdo aqui presente. O tempo pouco importa e a mania das grandezas muito menos.
Fontes: http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-grega/grecia-antiga.php

Sem comentários:

Enviar um comentário