A Metafísica de Tales de Mileto
Obra
Há um grande desconhecimento a acerca da sua vida, obra e pensamento.
Objectivamente, o que se sabe sobre tais assuntos é relativamente pouco. Até ao
presente ainda não se encontrou qualquer escrito, seja obra ou seja fragmentos,
que lhe possam ser atribuídos. O que se veio a saber resume-se ao adquirido
pela tradição, através da via oral indirecta. Conhecimento esse que é presente
nos relatos e comentários (doxografia) feitos pelos pensadores
gregos que o sucederam, como Aristóteles (na Metafísica e na A Alma), Diógenes
Laércio, Heródoto, Platão, Teofrasto, Suídas, Simplício e
outros.
Vejamos alguns relatos de alguns pensadores que nos dão algum
esclarecimento sobre os actos e pensamento de Tales, atribuindo-lhe até a autoria
de certos objectos. Contudo, suscitam algumas dúvidas tendo em conta uma certa incerteza
ou contradição de uns para outros:
Simplício: foi o autor da
estrela-guia náutico.
Diógenes Laércio:
-"de acordo com outros Tales não escreveu nada, a não ser
dois tratados, um sobre solstício e outro sobre o equinócio”.
-Algumas
noções de Tales indicam que foi o primeiro a estudar astronomia, o primeiro a
prever eclipses do sol e a corrigir os solstícios.
-O poeta Choerilus declarou que «ele foi o primeiro a defender a imortalidade
da alma".
Lobon de Argus: os seus escritos ascenderam a
duas centenas de linhas.
Plutarco: as suas opiniões e noções
foram expressas em verso.
Hesychius: escreveu sobre assuntos
celestes em verso épico.
Callimachus: aconselhou os navegadores a utilizar
a Ursa Menor como guia.
Diógenes: o poeta
Choerilus declarou que «ele foi o primeiro a defender
a imortalidade da alma".
Aristóteles, A Alma: estava trabalhando com base
numa fonte escrita por Tales.
Eudemo, História
da Astronomia, confirma a anterior suposição de Diógenes, relativa aos solstícios
e equinócios.
Possivelmente inclui na sua História as informações prestadas por
Diógenes.
Proclus: foi seguido por uma grande número de geómetras, sendo
possível que os escritos destes estivessem disponíveis para outros. Atribui-lhe
a descoberta de uma série de teoremas.
Anaximandro (seu discípulo) e Anaxímenes (discípulo de Anaximandro), deixaram trabalho escrito, deveriam conhecer
as suas ideias.
Há uma longa lista de escritores
iniciais que poderiam ter conhecido Tales, ou tiveram acesso às suas obras, os quais
podiam ser consideradas como possíveis fontes para Platão, Aristóteles, outros
filósofos e comentadores que se seguiram.
Outros filósofos da mesma época de Tales deixaram trabalho escrito
e como se dedicaram aos mesmos temas podem ter influenciado outros sobre as posições
de Tales.
Há quem defenda que a sua biografia foi
construída ao longo do tempo, de modo a atribuir-lhe características, tantas
quantas se pretendia atribuir à génese da própria filosofia.
Aristóteles:
-Numa passagem, “… é um texto
assertivo que sugere uma fonte confiável, talvez os escritos do próprio Tales”.
-Depois de elencar várias noções que
atribui a Tales, supondo e, por vezes, usando de reserva, diz:
"Outros
dizem... estas constituem pois a mais antiga informação, que se diz, ser de
Tales".
De qualquer das formas, os relatos de Aristóteles
e Diógenes Laércio permitem-nos alongar algumas ideias a respeito de Tales de Mileto.
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