terça-feira, 21 de abril de 2015

Metafísica de Des Cartes - Momento 45

A Metafísica de Tales de Mileto

Obra
Há um grande desconhecimento a acerca da sua vida, obra e pensamento. Objectivamente, o que se sabe sobre tais assuntos é relativamente pouco. Até ao presente ainda não se encontrou qualquer escrito, seja obra ou seja fragmentos, que lhe possam ser atribuídos. O que se veio a saber resume-se ao adquirido pela tradição, através da via oral indirecta. Conhecimento esse que é presente nos relatos e comentários (doxografia) feitos pelos pensadores gregos que o sucederam, como Aristóteles (na Metafísica e na A Alma), Diógenes Laércio, Heródoto, Platão, Teofrasto, Suídas, Simplício e outros.
Vejamos alguns relatos de alguns pensadores que nos dão algum esclarecimento sobre os actos e pensamento de Tales, atribuindo-lhe até a autoria de certos objectos. Contudo, suscitam algumas dúvidas tendo em conta uma certa incerteza ou contradição de uns para outros:
Simplício: foi o autor da estrela-guia náutico.  
Diógenes Laércio:
-"de acordo com outros Tales não escreveu nada, a não ser dois tratados, um sobre solstício e outro sobre o equinócio”.  
-Algumas noções de Tales indicam que foi o primeiro a estudar astronomia, o primeiro a prever eclipses do sol e a corrigir os solstícios.
-O poeta Choerilus declarou que «ele foi o primeiro a defender a imortalidade da alma".
Lobon de Argus: os seus escritos ascenderam a duas centenas de linhas.
Plutarco: as suas opiniões e noções foram expressas em verso.  
Hesychius: escreveu sobre assuntos celestes em verso épico.  
Callimachus: aconselhou os navegadores a utilizar a Ursa Menor como guia.
Diógenes: o poeta Choerilus declarou que «ele foi o primeiro a defender a imortalidade da alma".
Aristóteles, A Alma: estava trabalhando com base numa fonte escrita por Tales.
Eudemo, História da Astronomia, confirma a anterior suposição de Diógenes, relativa aos solstícios e equinócios.  
Possivelmente inclui na sua História as informações prestadas por Diógenes. 
Proclus: foi seguido por uma grande número de geómetras, sendo possível que os escritos destes estivessem disponíveis para outros. Atribui-lhe a descoberta de uma série de teoremas.
Anaximandro (seu discípulo) e Anaxímenes (discípulo de Anaximandro), deixaram trabalho escrito, deveriam conhecer as suas ideias.  
Há uma longa lista de escritores iniciais que poderiam ter conhecido Tales, ou tiveram acesso às suas obras, os quais podiam ser consideradas como possíveis fontes para Platão, Aristóteles, outros filósofos e comentadores que se seguiram.
Outros filósofos da mesma época de Tales deixaram trabalho escrito e como se dedicaram aos mesmos temas podem ter influenciado outros sobre as posições de Tales.
Há quem defenda que a sua biografia foi construída ao longo do tempo, de modo a atribuir-lhe características, tantas quantas se pretendia atribuir à génese da própria filosofia.
Aristóteles:
-Numa passagem, “… é um texto assertivo que sugere uma fonte confiável, talvez os escritos do próprio Tales”.  
-Depois de elencar várias noções que atribui a Tales, supondo e, por vezes, usando de reserva, diz:
"Outros dizem... estas constituem pois a mais antiga informação, que se diz, ser de Tales".
De qualquer das formas, os relatos de Aristóteles e Diógenes Laércio permitem-nos alongar algumas ideias a respeito de Tales de Mileto.  




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