segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pequena História da Vida de Aristóteles (3)

Nascimento, Infância e Adolescência


380 A.C. Aristóteles nasce na Macedónia, norte da Grécia. A sua cidade natal é Estagira, actual Stávros (nordeste da Grécia), pequena cidade marítima dum golfo do mar Egeu, fica na Calcídica, junto ao monte Athos. Esta cidade fica a um dia de viagem de Pela, capital da Macedónia.
A Calcídica foi fundada por colonos gregos de Calcis, na Eubeia, terra de sua mãe.
Seu pai, Nicômaco, e seu tio, filhos de Macaon, são médicos do rei de Amintas II, actividade que esta família desenvolve há dez gerações no palácio real. Para além de médico do palácio, Nicômaco é amigo do rei.
Amintas II é neto de Esculápio, pai do futuro rei Filipe II e avô do futuro rei Alexandre II, Alexandre o Grande.
Sua mãe é Féstias, Phaestis, imigrante de Calcis
Ao nascer o pai coloca-o aos seus pés, para exercer o seu direito de vida ou de morte, e salva-o pegando-o nos seus braços, o pai deseja para ele um futuro auspicioso.
Os pais deram-lhe o nome grego, contrariando a tradição de atribuir aos filhos o nome do avô. Se optassem pela tradição chamar-se-ia Macaon.
Ele tem duas irmãs mais velhas: Arimnesta casada com Próxenes, pais de Clístenes, e de … (em averiguação).
379 A.C. Fim da decadência de Esparta, Início da influência de Tebas. Derrota da guarnição espartana de Tebas.
378 A.C. Nasce Filipe II da Macedónia, filho de Amintas II.
Aristóteles tinha dois anos quando nasceu Filipe.
Mais tarde, no convívio e brincadeira nos jardins do palácio real torna-se amigo de Filipe.
Filipe é mais dado a exercícios de cavalaria, tiro com arco e caça, Aristóteles é mais reservado, embora ambos manifestem a paixão pela natureza. Percorrem florestas, conhecem plantas, animais, aves e peixes. É aí que desperta para a biologia. As crianças mantêm uma relação de amizade, afável, embora com divergências.
Em vez dos hábitos palacianos, Aristóteles prefere o mar e as suas gentes. Inicia a investigação dos animais marinhos, ensinado pelo pai terá feito as primeiras dissecações. Por intercepção do pai e do tio, interessa-se pela biologia e fisiologia, habitua-se a olhar para a natureza e a proceder a experimentações.
Satisfaz a sua curiosidade nos livros que decora. Lê poesia, nomeadamente, Homero e os grandes filósofos. Não é sobredotado, mas é trabalhador, paciente, atento e curioso.
Era desejo de seu pai que frequentasse uma escola de Atenas.
374 A.C. Tratado de paz entre Atenas, Esparta e Tebas. Reconhecimento da influência espartana no Peloponeso e da Segunda Liga Marítima Ateniense.
Apogeu da influência da Tessália, a sul da Macedónia, e de Tebas, mais a sul. Restauração da Liga Beócia. Reaproximação Esparta Atenas.
373 A.C. Tem sete anos de idade quando morre seu pai Nicômaco.
371 A.C. Batalha de Leuctras, Epaminondas dizima completamente a infantaria espartana.
369 A.C. Morte da Mãe, vai viver para a casa da sua irmã Arimnesta e de seu cunhado Proxénos, que passam a ser os seus tutores. A casa da irmã fica em Mísia perto de Pela.
Durante a adolescência vive entre e para os livros. Muitas perguntas nascem na sua cabeça e, eventualmente, as respostas.
Torna-se amigo de Hérmias, futuro aluno de Platão e ditador de Assos.
Enquanto jovem coloca-se o problema de seguir para Atenas para prosseguir os estudos.
Tem duas grandes opções:
Uma, a academia do sofista Isócrates, que preparava os alunos para a vida pública.
A outra, era a academia de Platão, dedicada à episteme (ciência) como fundamento da realidade, para a admissão era obrigatório conhecimentos de geometria.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário